A forma como você reage às perdas pode te fazer vitoriosa ou pode te levar a viver uma vida frustrada. Perder não é algo legal pra ninguém... num jogo podemos até ter um espírito esportivo e não se importar tanto, mas ninguém acha uma maravilha quando não vence, não é verdade? Na vida há perdas que não dói tanto, porque vem seguido de uma grande alegria, por exemplo, quando terminei o Ensino Médio senti falta daquela rotina do colégio e dos amigos, mas foi uma perda necessária e eu fiquei feliz, pois concluí um ciclo da minha vida e isso trouxe a oportunidade de eu ingressar numa faculdade.

No entanto há perdas que nos machucam e que é difícil desapegar, por exemplo, quando alguém que amamos falece, um rompimento de relacionamento amoroso, familiar ou de amizade, perda de um emprego importante... nesses momentos nossas emoções ficam a flor da pele, sentimos uma tristeza profunda e isso pode resultar em outras emoções como ressentimento, culpa, raiva, ódio...

Mas como lidar com as perdas? Ao meu ver você pode ter três atitudes: ver a perda como uma injustiça ou castigo, ver a perda como uma grande ameaça ou ver a perda como um desafio a ser superado. Eu particularmente, já tive as três reações, então vou explicar as consequências que cada uma leva...

Quando vemos a perda como uma injustiça ou castigo temos a tendência de nos fazermos de vítimas, o que é muito cômodo, afinal, quando achamos que o erro é só do próximo ou que a vida é assim mesmo e pensamos que tudo de errado só acontece com a gente, não temos o trabalho de mudar o que precisa ser mudado em nós e nem tomamos atitudes para buscar o melhor caminho para nossas vidas. E o resultado é: a dor até passa, mas continuamos as mesmas pessoas de sempre, cometendo os mesmos erros e sofrendo as mesmas perdas.

Ver a perda como uma grande ameça só serve para nos paralisar, pois vemos obstáculos em tudo, não enxergamos outras possibilidades, olhamos só para os problemas e ficamos remoendo o passado, lembrando de como tudo era bom antes e que agora não tem mais. Essa é pior reação que podemos ter, porque o processo de cura da dor fica muito mais lento.

Deus tem me ensinado a ver a perda como uma prova e é nesse ponto que quero que você foque e aprenda a lidar com as perdas. Quando a perda se torna um desafio a ser enfrentado o resultado é o nosso crescimento e vitória! Essa reação nos torna mais fortes, pois passamos a não olhar para os problemas, mas sim para as soluções, deixamos de colocar nosso foco nas circunstâncias contrárias e passamos a buscar algo que nos ajude a alcançar nossos objetivos.

Confiar no Senhor nos faz seguir adiante, pois Ele nos promete uma vida abundante (João 10:10), promete que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28), o Senhor diz também que para Ele nada é impossível (Lucas 1:37), diz para sermos fortes e corajosas, porque Ele está conosco por onde quer que andarmos (Josué 1:9) e que temos um consolador, o Espírito Santo (João 14:26), ou seja, quando estamos tristes tem um Deus ao nosso lado recolhendo nossas lágrimas (Salmo 56:8), Ele nos ama (Efésios 2:4) e se preocupa conosco (Romanos 8:26)!

Quanto mais próxima de Jesus você estiver mais fácil será superar sua perda, porque através da fé não atentamos para as coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (2 Coríntios 4:18) Tudo pode parecer perdido pra você agora, mas se você deixar Deus te guiar Ele será a própria esperança que você precisa e te levará a ver além das circunstâncias! 

O resultado é o nosso crescimento, novas conquistas e a cura da ferida que a perda nos fez! E é assim que conseguimos ser felizes mesmo em meio as aflições! Supere você também esse desafio!

Um grande abraço,
Juliane Vieira.

Escreva aqui o seu comentário!