Vamos começar nosso estudo, meditando em Rute 1: 19 e 20:
19- Então, ambas se foram, até chegarem a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta a Noemi?
20- Porém ela lhes dizia: Não me chameis de Noemi; chamai-me de Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso
Noemi, em uma época de fome e de muitas dificuldades, saiu de Belém com seu marido. Belém é o lugar onde Jesus Cristo nasceu, é o local onde ouvimos o som dos anjos e as boas novas que vêm do céu. Mas, Noemi decidiu sair de lá e foi para Moabe. Na terra dos moabitas, ela subitamente perdeu seus filhos, seu marido e tudo o que mais amava.
Eu creio que Noemi, nessa situação, deveria ter se irado contra Deus e questionado: “Por que parou? Por que não me levou junto? Assim o Senhor me poupava de tanto sofrimento! Não sobrou mais nada, somente as minhas noras! Nem netos eu tive!”.
Querido, quantas vezes o inimigo vem com esse discurso “Olha, você não tem mais futuro! Não tem mais perspectiva”. Talvez, você tenha 40 ou 50 anos e acha que Deus não pode trazer nada de novo para a sua vida. Que, de repente, para você, não tem mais como prosseguir!
De repente, seu marido te deixou, ou sua esposa faleceu, ou você foi traído, perdeu seu emprego, foi abandonado e acha que por causa disso, não há mais caminho, não há direção. Mas esta sentença está quebrada, em nome de Jesus.
Noemi, pra quem não sabe, significa “graça e favor de Deus”, mas o sofrimento foi tanto, que Noemi decidiu mudar seu nome para Mara. Mara quer dizer “águas amargas”.
O inimigo quer mudar o seu nome, quer que você seja conhecido como problemático, falido, endividado, bandido, desonesto e depressivo. Sabe de uma coisa? Uma situação difícil não define quem você é.
Jesus veio para nos dar um novo nome. O nome de Jesus vence a morte. Você não vai se acomodar nessa situação de calamidade. O fato de você não enxergar solução, não significa que Deus não está ao seu lado, que você não tem um povo e que você não tenha um lugar para habitar.
Noemi não se enxergava vitoriosa, mas sua nora, Rute, disse: “Eu não vou te deixar, seu povo é o meu povo e o Seu Deus é o meu Deus”. Noemi não enxergava que tinha um povo, mas Rute enxergava.
Noemi achava que Deus não estava mais com ela, que ela tinha perdido toda proteção, mas Rute enxergava mais que isso, enxergava um futuro.
Querido, não caia na mentira de satanás de que você não tem futuro. Os dias de alegria e de vitória virão. Nenhuma calamidade dura para sempre, mas a bênção de Deus é eterna. A luta passa, a calamidade passa, mas o Espírito Santo nos consola.
Hoje, você vai buscar o poder de Deus. Mesmo que você tenha errado, não deixe a acusação te afastar do Senhor, Ele tem um caminho de transformação para você, as misericórdias do nosso Pai se renovam. Levante, porque Deus vai te sustentar com sua destra fiel. Você nunca será provado além do que você possa suportar, mas o Senhor te dará um escape.
Infelizmente, existem pessoas que se alimentam e se alegram com a nossa calamidade. Mas sabe de uma coisa? Descanse no Senhor, porque em Obadias está escrito que quem ri e se alegre no dia da nossa calamidade não ficará impune.
Não se precipite, entregue seus caminhos nas mãos do Senhor e declare. “Eu não quero ser uma pessoa amargurada, odiosa e triste. Dá-me graça, para eu poder viver a glória da segunda casa.
Sabe qual foi o final da história que acabamos de ler? Noemi teve dias de riso. Rute deu-lhe um neto. O resgatador se levantou. Rute se casou com Boaz e ambos foram progenitores da linhagem de Davi. O filho de Rute, Obede, era avô do grande rei Davi.
Deus tem um caminho de bênçãos e de vitórias, um caminho de restituição. Sabe como Deus será reconhecido? Por meio das suas vitórias.
Eu quero finalizar o estudo de hoje deixando o versículo de Zacarias 9: 12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.”.
Pense nisso e creia! Haverá bom futuro e será muito melhor do que você pensou! Não limite o poder de Deus!
Bispa Sonia Hernandes
Retirado do site IGospel.

Escreva aqui o seu comentário!