Ainda não tenho que realizar um eletrocardiograma para fazer atividades físicas, mas aprendi algo curioso sobre esse exame. Com fios ligados ao peito o paciente é submetido a uma caminhada leve, depois o ritmo vai acelerando, simulando diversas situações como a subida de uma montanha, por exemplo. E o ritmo vai acelerando, acelerando e o médico anotando, anotando... Por quê? Porque elevado a determinado nível de estresse é que o seu coração pode ser avaliado. Pode parecer um paradoxo, mas, para ficar mais forte, o coração precisa passar por estresse. (Adaptado do livro: Andando com o tanque vazio?- de Wayne cordeiro)

Interessante né? Também percebo que nos dias de estresse eu rendo mais, na pressão de ter mil tarefas e pouco tempo rendo mais do que nos dias tranquilos. Funciono bem melhor sob pressão. Só que não há coração que aguente pressão/estresse o tempo todo. Deus sabe disso, e é por isso que a bíblia ensina que Deus não manda provação maior do que as que a gente suporte. (1 Coríntios 10:13)

Num desses dias de pressão dormi apenas duas horas, a base de café, coca cola e mega bomba, passei a madrugada estudando para um seminário. Quando cheguei à faculdade para dialogar sobre a melhor maneira de exposição contei da minha situação e ri com vontade diante da resposta do meu colega de classe e companheiro do seminário:
- na minha idade não faço mais esse tipo de coisa, se não nem estaria aqui para a apresentação do seminário, iria direto pro Caju (cemitério).
Esse mesmo colega já havia me dito que chega um momento que a gente começa a desacelerar e ponderar sobre o que realmente importa, o que vale a pena na vida. Me fez lembrar Clarice Lispector que diz que a velhice na sua sabedoria ensina que na vida encontramos a virtude quando paramos de disputar os aplausos e passamos a aplaudir... Lindo né? Mas o post nem é sobre isso... É sobre essa nossa repulsa das situações de estresse, sobre esse desejo que temos de que tudo dê certo sempre e que imprevistos não hajam...

Aham, vai nessa força e dê de cara com a frustração. Jesus que nunca mente já havia nos alertado: no mundo tereis aflições. (João 16:33)
Eu sei, eu sei parece que o coração não vai aguentar... afinal são tantas emoções... Tem horas que dá vontade de bater em Eva, mas ei!!!! Se Jesus é o novo Adão, e a noiva somos nós a Igreja, então, bem, querida sinto lhe informar... Você é a nova Eva! E aí chará, o que você mudou desde então... porque o novo Adão mudou TUDO!

Pega esse coração estressado e entende uma coisa: fica tudo mais fácil se você aprender que não vai dar tudo certo, não sempre, mas que no fim vai tudo bem! Aprende a descansar na guerra, mas "Cuma"??? Simples! Tendo a certeza que SEMPRE SEMPRE SEMPRE no final TUDO vai dar certo!

Se acostuma tá? Seu coração estressado vai ficar mais forte, vai aguentar a pressão e te preparar para batalhas maiores e por conseguinte vitórias muito mais prazerosas! Até que um dia você vai olhar pra aquela situação que te desesperava e dizer:
- Isso aí molezinha, já passei por cada uma que essa aí eu venço fácil!

Beijos,
Sabrina S. Pinto.

Escreva aqui o seu comentário!