Estava lendo um livro que fala sobre casamento e o primeiro conselho para amar e continuar amando uma pessoa é conhecendo-a, descobrindo suas preferências, o que mais lhe agrada ou o que muito desagrada e isso desde a raiz. Para amar alguém é necessário conhecer seu passado, sua família, seus amigos, seu trabalho para saber, por exemplo, que para alguém que teve uma infância muito restrita, passeios e eventos sociais são muito importantes e para quem já curtiu muitos passeios passar um fim de semana em casa parece ser um ótimo programa! 

É um exemplo deveras simplório, há casos mais sérios e profundos, mas a ênfase é que achei um conselho excelente! Só amamos a quem conhecemos! O livro dá um exemplo de um homem que entrou no vagão do metrô com dois meninos e diante da indiferença de um pai que permanecia de olhos fechados e cabeça baixa, os meninos gritavam e corriam pelo vagão atrapalhando a viagem de todos os demais passageiros. Até que um, indignado, chamou atenção do pai, que se desculpou e explicou que tinha acabado de sair do hospital em que a esposa e mãe dos meninos falecera e ele não sabia como agir e pelo visto os meninos também não. Na mesma hora o homem deixou de ficar com raiva e passou a ter compaixão e a consolar aquele homem. E só fez isso, porque conheceu a sua história. 

Algo assim já aconteceu comigo um dia. No vagão feminino do metrô vi dois homens, fiquei com raiva da falta de respeito e comecei a reclamar com algumas mulheres, aí eles começaram a falar que não perceberam, mas que agora dava pra saber porque o vagão feminino é mais cheiroso e ficaram rindo, mas não desciam... E eu com raiva e um bico que só! Quando chegou a estação deles percebi seus motivos: eram cegos! Fiquei tão envergonhada... Me faltou conhecimento!

A palavra de Deus nos alerta em Oséias 4:6 - “O meu povo padece porque lhes falta conhecimento...”

Conhecer a quem amamos é muito importante e conhecer profundamente. Seja uma estudiosa, uma pesquisadora de quem você ama. Ame conhecer intimamente, saiba ler seus pensamentos, seus gestos, seus olhares, antecipe suas vontades e surpreenda. Se interesse por conhecer e agradar! Mas se você realmente quer conhecer o amor, procure o criador dele!

Muitas pessoas acham que conhecem a Deus. Outro dia perguntei a uma pessoa no hospital se ela conhecia a Deus e ela me respondeu: Deus está onde eu estou. Ele vive em mim!
Parece muito romântico... Mas você sabe o que agrada a Deus e o que o desagrada? Você sabe quais são os pensamentos de Deus? Sabe o que Ele pensa de você e de suas atitudes? Você se preocupa em agradar a Deus? Aí tudo mudou... Como posso dizer que amo alguém sem conhecer quem ele é e sem me importar com ele? Para amar a Deus é necessário:

  1.      Ter intimidade com Ele, conversar, contar meus pensamentos, minhas dúvidas, angústias e interesses. (orar)
  2.      Conhecer o que Ele pensa, o que gosta e quais são Seus planos pra mim. (Ler a bíblia)
  3.      Ir aos cultos e demais reuniões em que encontro outras pessoas interessadas em conhecer mais daquele a quem amam. (ir à igreja)

Agindo assim, vamos verdadeiramente conhecer aquele a quem amamos. Amar não é um sentimento como muitos pensam, amar é fruto de uma decisão. Domingo passado vi uma cena linda, a mãe brigou com sua filhinha de meses, ela entendeu e começou um choro contido, resignado... Quando ofereceram outro colo ela se negou, continuou chorando agarrada ao pescoço daquela que a fez chorar! Isso é decidir amar! É saber que mesmo quando a pessoa amada te causa dor, ela ainda é a fonte de amor que sempre foi! 

Meu convite é que você conheça esse Deus que é a fonte de amor e que ao conhecer mais e mais a sua essência você possa se sentir segura nEle, porque Ele é justo e fiel nenhum bem sonega aos que andam retamente! (Salmo 84:11)

É muito bom amar a Deus!
Pense nisso!
Sabrina S. Pinto.

Escreva aqui o seu comentário!