Ministrando o culto infantil, percebi a dificuldade de faze-los viajar na história de Abrão e Ló. Na passagem de Gênesis 13:14 percebemos que Abrão (Sim, ainda não havia tido seu nome mudado para Abraão)  amava muito seu sobrinho Ló e o levou com ele quando Ele saiu do Egito, aí os pastores dos dois começaram a brigar. E Abrão decidiu que isso não era correto, que eles eram parentes que não deveriam brigar e sugeriu que Ló escolhesse para onde ele iria se ele fosse pra direita Abrão iria pra esquerda. Ló, que não era bobo nem nada - será? Escolheu o lado que parecia ser o melhor negócio, a bíblia diz que a campina do Jordão parecia o jardim do Éden! Imagine como não era linda e muito produtiva... E deixou para o seu tio o lado pior. Só que o lado que ele escolheu entrou em guerra, Ló e sua família se tornaram prisioneiros e todos os seus bens foram roubados, aliás não vou nem continuar a história do quanto Ló padeceu com suas escolhas que pareciam tão espertas... Só que para deixar as crianças ainda mais indignadas trouxe uma situação para a realidade delas:

_ Bem o negócio é o seguinte, Abrão tinha dois carros, uma FERRARI e um fusquinha. Com o desentendimento com o sobrinho ele falou: Ló não dá mais pra ficar desse jeito! Como nós dois precisamos de um carro para trabalhar você escolhe o que vai levar, se vai levar a FERRARI ou o fusca. Ah lógico que Ló escolheu a FERRARI! Quem mandou Abrão deixar ele escolher? Mereceu ficar com o pior... Abrão já devia estar caducando com o sol do deserto né? E  Abrão ficou com o fusquinha. (eles riram muito) Passou um tempo roubaram a FERRARI de Ló e ainda o sequestraram e roubaram todo o dinheiro que ele tinha no banco. E Abrão um dia precisou abrir o porta-malas do fusquinha que estava emperrado e descobriu uma peça de arte valiosíssima que rendeu  bilhões. Com esse dinheiro ele poderia comprar muitas FERRARIs. E aí quem parece que fez papel de bobo agora?

Tem passagens na bíblia que fazem com que a gente se sinta um completo idiota. Como assim se o meu inimigo me bater numa face eu dou a outra?(Mateus 5:39) Vou dar é uma voadora...  Não é assim? Pagar o mal com bem? Ah não Deus, o Senhor está de brincadeira! O Senhor tem um senso de humor...

Pois é... Mas Abrão sabia que o que fazia a diferença na vida dele não era a força do seu trabalho ou suas escolhas lógicas baseadas na sabedoria humana, o que realmente fez diferença na vida de Abrão foi a BENÇÃO DE DEUS!!! E isso é loucura para os homens!  Mas está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.” (I Coríntios 1:19) Aqueles que decidem pelo Senhor tem suas histórias mudadas, porque o favor de Deus não tem explicação para os homens.

Às vezes por não mentir você perdeu uma oportunidade de emprego, por escolher a santidade seus amigos se afastaram, as pessoas debocham de sua fé, você abre mão de uma discussão em que está correta. Por amor a Deus e sua palavra dizemos não a muitas coisas, mas sabe o que  realmente importa? É que dizemos sim a benção de Deus! E assim como foi com Abrão é tudo de que precisamos!

Boa semana!
Sabrina S. Pinto.

Escreva aqui o seu comentário!