Lembra da analogia de David e Jessica andando na praia? Posso lhe perguntar uma coisa? Você acha que David quer que Jessica faça o que o agrada só porque é isso que ela deveria fazer? Claro que não! Seria melhor para ela fazer o que o agrada porque ela o ama. Ninguém quer estar em um relacionamento onde o cônjuge está ali apenas para servi-los. Da mesma maneira, Deus está preocupado com os nossos motivos por que fazemos o que fazemos. Nós lemos a Palavra de Deus porque devemos ler ou porque amamos a Deus? Nós vamos à igreja ou passamos tempo em oração porque devemos ou porque nós amamos nosso Criador mais do que tudo? Se você faz essas coisas apenas porque “deve”, então eu gostaria de pedir-lhe para parar de fazê-las agora e pedir que Deus mude seu coração primeiro e lhe dê o verdadeiro amor por ele. Se você faz o que agrada a Deus sem amá-lo, você é apenas como um fariseu, e isso não é uma coisa boa.

Temos de aprender o que Jesus nos dá como nosso maior mandamento: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo seu coração, com toda sua alma, com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças.” (Marcos 12.30) Jesus disse para fazer isso e amar ao seu próximo como a si mesmo e “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:40). Todas as outras coisas, todos os outros comandos caem sob este! Se você é como eu, você tem sido ensinado ao contrário. Nós fomos ensinados como fazer muitas coisas que fazem parecer que estamos apaixonados por Deus e esperam que de alguma forma nos apaixonemos por Ele durante o processo. Em vez disso, vamos procurar a Deus com todo nosso coração, aprender sobre Ele, conhecê-lo, nos apaixonarmos por Ele, e NATURALMENTE nós vamos querer servi-lo, porque nós o amamos. Isso é liberdade! Liberdade das regras, liberdade da lei e liberdade para simplesmente estar apaixonado por Deus nosso Criador, nosso Salvador Jesus, e nosso Ajudador o Espírito Santo.

Mas esse conceito de estar apaixonado por Deus parece tão inatingível, não é? Como estar apaixonado por Deus de qualquer maneira? Aqui estão algumas coisas práticas que me ajudaram a me apaixonar pela pessoa de Deus. Honestamente, essas coisas parecem muito com o que você faria com um cara se você estivesse namorando ele. Eu oro para que elas te ajudem a aprofundar ainda mais o seu amor por Deus.

Seja honesto: É crucial ser honesto em seu relacionamento com Deus. Se o seu relacionamento com qualquer pessoa não é baseado em como você sente honestamente, ele nunca se aprofunda tanto. Isso significa que se você realmente não se importa muito com Deus, então fale para Ele. Se você quer se casar com alguém mais do que você quer saber mais sobre Deus, então fale para Ele. Se você é louco por Ele, fale para Ele! E não se envergonhe disso. Se isso significa passar algum tempo sozinho para gritar com Deus e chorar e perguntar a Ele por que algumas coisas são permitidas, você precisa fazer isso. Honestidade é enorme. Há muitas vezes que vou acordar e escrever no meu diário: “Deus, eu realmente não quero ler sua Palavra hoje ou passar tempo com você. Eu estou tão ocupada hoje, prefiro fazer outras coisas. Por favor, mude meu coração e me ajude a passar tempo com você.” É importante pedir a Deus para mudar seu coração. Se você não pedir, então Ele não tem porquê mudar você.

Registro em diário: Eu escrevo muito os meus pensamentos a Deus. Isso é o que você faria com um cara se você estivesse namorando e conhecendo ele: você contaria a ele o que está em seu coração. Então faça o mesmo com Deus. Eu realmente gosto de escrever porque isso me ajuda a não sonhar acordada enquanto estou orando e permanecer em um trem de pensamentos… semelhante ao que eu estava falando em voz alta para ele. (E às vezes eu falo em voz alta para Deus quando ninguém está por perto). Alguns dos meus melhores momentos com meu Pai celestial foi sentada com meu diário e escrevendo para Deus o que eu pensava sobre a vida, amor, amigos, caras, minhas lutas, minhas alegrias, e perguntando para Deus sobre Ele. E eu podia fazer uma pausa para simplesmente apreciar a beleza a minha volta e pensar sobre como Deus fez tudo o que eu via com suas próprias mãos.

Pense em Deus: Essa é uma coisa que fazemos com os garotos muito facilmente mas não com Deus. Nós pensamos nos garotos, vivemos pensando neles. Gaste algum tempo pensando sobre Deus, sobre como Ele é o Autor de quem você é, o Criador do mundo, aquele que te salvou da separação eterna. A razão de eu estar com medo dos conflitos é por causa dele, a razão de eu amar tocar violino é por causa dele, a razão de eu amar estar fora é por causa dele… Ele criou todos os meus prós e contras e é muito legal pensar sobre por que ele fez e por que Ele pensou que eu poderia ser a mais bonita para ele se ele me fez desse jeito. Pense sobre como Ele se importa tanto com você que enviou Jesus para morrer e fazer um caminho para você estar com Ele. Pense como ele tem ciúmes do seu amor. Se você puder reservar até mesmo 15 minutos por dia para apenas “sonhar acordada” com Deus, já é um bom começo.

Medite e memorize as escrituras: Um dos melhores caminhos para verdadeiramente conhecer o caráter de Deus e seus caminhos é memorizando as escrituras. Isso é muito poderoso! Se você conseguir achar alguns versículos que lembrem o quanto Deus se preocupa e ama você, então memorize-os ou escreva-os em cartões para levar em sua bolsa. Então você pode lê-los todas as vezes que se sentir sozinha, ou não-amada, ou como se precisasse de um cara, e peça pra Deus se fazer real para você nesse dia. Procure versículos que falem do caráter e da personalidade de Deus. Medite neles e tente entender o que significa dizer “Deus é amor” ou “Deus é santo e poderoso”. Essas são umas das minhas passagens favoritas: Salmos 77.13-15, 84, 89, 91, 139, Romanos 8.1, 1 Coríntios 2.9, 2 Coríntios 1.3-4, 12.9-10, Efésios 1.6-8, 2.4-9, Filipenses 3.7-9. Aprender sobre a Palavra de Deus é como aprender a linguagem de Deus. Quanto mais você souber, mais fácil é para Deus falar com você. Você sabe mais do seu “vocabulário”. Eu prometo que à medida que você começar a conhecê-lo, você vai ouvi-lo falar com você mais vezes.

PEÇA! E você receberá: Deus disse peça e você receberá (Mateus 7.7) mas muitas vezes não pedimos. Então quando você pensar sobre isso, apenas faça uma oração rápida, uma oração específica, peça a Deus para revelar-se a você de uma forma diferente nesse dia, ou falar-lhe através da bíblia, ou para ajudá-la a ser apaixonada por Ele. Você vai se surpreender como é simples pedir… =)

Procure por Ele: Muitas vezes, Deus está falando para nós muito mais do que pensamos. Geralmente estamos distraídos demais para ver isso. Eu ía em um colégio com 4.000 estudantes. Então, andando pelos corredores havia muitas pessoas que eu não observava. Um desses foi um cara que eu conheci no primeiro ano. Eu nunca tinha notado ele pelos corredores nos 3 anos que eu havia estudado lá até então. Mas quando cheguei a conhecê-lo, eu desenvolvi uma paixão por ele. Tão logo eu comecei a gostar dele, eu comecei a vê-lo pelos corredores o tempo todo! Isso porque eu procurava por ele agora. O mesmo é verdade com Deus. Muistas vezes ele está tentando falar conosco mas não percebemos porque estamos apaixonadas por outro e distraídas. Durante o seu dia, direcione sua atenção para Deus. Se você tem um relógio que emite um sinal sonoro a cada hora, use o som como um lembrete que Deus quer falar com você. Cada hora que você ouvir esse som, peça a Deus para falar com você e lembre-o que você deseja ouvi-lo. Use qualquer meio que possa levá-la a manter o foco sobre Ele durante o dia e você vai se surpreender com as maneiras que Ele vai falar com você.

Esses são apenas alguns caminhos que eu encontrei que realmente me ajudam a me conectar com o Senhor de uma forma profunda e Ele providencia avenidas para que eu seja apaixonada por Ele. Mas esses não são os únicos caminhos! Eu tenho amigos que pintam, escrevem poesias ou escrevem músicas para se conectarem com Deus e eu conheço meninas que sentam lá fora para estudar a sua criação. Seja criativo e encontre uma maneira que você possa se conectar com Deus e encontre maneiraas de aprofundar o seu amor por Ele.

Por Kelly Needham.

Título Original: ”My first love – parte 3 of 4″
Tradução e adaptação:  @juhgalhardo
Texto retirado do blog Confissões de Psicóloga.

Escreva aqui o seu comentário!